SAMARCO/VALE = VITIMAS

[texto original]

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, classificou a Samarco como vítima do rompimento de sua barragem ocorrido na tarde dessa quinta e que já tem pelo menos duas vítimas fatais confirmadas e um número ainda incalculável de vítimas totais, entre feridos e mortos. O representante do governo mineiro também defendeu que a fiscalização ambiental deixe de ser realizada pelo Estado, e passe a ser responsabilidade da iniciativa privada.

As declarações foram dadas pela manhã em um Fórum de mineração realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.

Confira a galeria de imagens da tragédia:

http://www.hojeemdia.net.br/Galeria/end/view.php?id=1557

“A empresa (Samarco) é uma das que mais se preocupam com segurança e com meio ambiente. Todas as licenças da empresa estão devidamente corretas e tudo foi feito para que isso não ocorresse. Em um primeiro momento nossa ação é com as pessoas, e depois com o tempo, serão feitas as análises para ver o que ocasionou esses problemas. Neste primeiro momento temos que ser solidários, tanto com a empresa, que também é uma vítima, como com a população e os trabalhadores”, disse.

Questionado sobre eventual falta de rigor no licenciamento ambiental e da falta de estrutura do governo para fiscalizar as barragens existentes em Minas Gerais, que chegam a 754 unidades distribuídas pelo Estado, ele defendeu a concessão dessa responsabilidade para a iniciativa privada.

“Discordo que não haja rigidez no licenciamento ambiental, pelo contrário. Afirmo com toda tranquilidade que existe excesso de rigidez no licenciamento e um excesso de órgãos envolvidos. Por isso temos até uma proposta para mudar esse sistema. Alguém precisa fiscalizar, não precisa ser o Estado, que pode delegar a outros. Uma empresa pode ser contratada para fazer isso”, disse.

BARRAGEM MARIANA

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s